Uma das características do inverno brasileiro é a baixa umidade do ar, com pouca ocorrência de chuvas e ar seco. O ar seco é prejudicial para a saúde pelo ressecamento das mucosas causando incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório. Uma mucosa ressecada é mais predisposta a infecções secundárias por vírus e bactérias. Manter os ambientes de casa umidificados e arejados ajuda a minimizar esse problema.
No caso dos olhos, podem ocorrer intensificação dos sintomas de olho seco pra quem já apresenta o problema, e até mesmo pra quem nunca teve sintomas. Geralmente os sintomas são ardência, coceira, lacrimejando, olhos vermelhos e sensação de corpo estranho.
Associado ao uso intenso de celulares, tablets e computadores, devido à diminuição do piscar, esses sintomas podem ser mais intensos. A necessidade de um colírio lubrificante pode ser avaliada por um oftalmologista. Para minimizar esse ressecamento ocular devemos aumentar a frequência do piscar e adotar pausas no uso contínuo dos aparelhos digitais, a cada 2 horas descansar 5 minutos.
Os casos de conjuntivite bacteriana, viral e alérgica também aumentam nesse período devido a maior concentração de pessoas em ambientes fechados e aquecidos, associado ao ressecamento ocular que predispõe a infecção e a intensificação de sintomas alérgicos. Evite coçar os olhos pois é prejudicial e pode causar ceratocone além da possibilidade de contaminação com vírus ou bactéria se a mão não estiver higienizada. Para as pessoas alérgicas, o ideal é intensificar as medidas de controle do ambiente mantendo a casa limpa, arejada, deixar a luz solar entrar, troca frequente de roupas de cama e toalhas.
A radiação ultravioleta é nociva aos olhos e é recomendado o uso de óculos com proteção ultravioleta, principalmente no período de 10 as 15 hs, mesmo em dias nublados. A radiação ultravioleta que atinge diretamente os olhos sem proteção está relacionada ao aumento da incidência de diversas doenças. O uso do óculos de sol não deve ser restrito à época do verão pois, no Brasil, a radiação ultravioleta é alta durante todo ano, mesmo em dias nublados
Por
Dra. Adriana Guimarães
Oftalmologista
Médica oftalmologista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pós graduação e mestrado em oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.